quarta-feira, 9 de junho de 2010

EaD no Ensino superior e os modelos de universidades

EaD e os modelos de Universidades

Apartir da década de 50, o Brasil passou a sentir a aceleração no ritmo de transformação que gerou uma evolução tecnológica(revolução digital ,que tem o intuito de reduzir custos e aumentar produtividade).
No ramo educacional, a tecnologia da informação tem sido aplicada no processos de ensino e aprendizagem ,tais com a EaD.
A EaD é um modelo pedagógico abrangente que usa das novas tecnologias no intuito de atingir seus objetivos educacionais considerando a necessidade do público.
Seu público alvo deve ter certa maturidade e motivação para aderir a técnica de auto –aprendizagem.

Modelos de EaD no Ensino Superior

Segundo Moran , o Brasil se encontra em um fase de consolidação da EaD.
Temos 3 modelos de EaD com algumas combinações:
a) o modelo teleaula;
b) o modelo vídeoaula;
c) o modelo web.
Temos 2 modelos diferentes de Ensino Superior a Distância via web:
modelo virtual;
modelo semipresencial.

Segundo Belloni,destacam-se 3 tipos de Instituição:

Instituição Especializada, dedicam-se exclusivamente ao ensino a distância,dentre elas temos:
Open University da Inglaterra;
Universidade Aberta da Espanha;
FernÜniversitat na Alemanha;
Universidade Aberta de Portugal;

Instituições Integradas,fazem parte de uma instituição formal tradicional que atuam também na Educação a Distância:
EUA,Canadá,Austrália

Instituições de EaD , que vem dispontando nos últimos anos são os consórcios que agrupam várias instituições educacionais ou não.O planejamento do curso depende do modelo a ser utilizado:
Educação Aberta ;
Educação a Distância;


Dentro da UA temos alguns modelos de aprendizagem:

Aprendizagem flexível;é a de maior escolha pelos os alunos ,isso inclui opções em quando, onde e como ocorre a aprendizagem, o objetivo é melhorar a experiência de aprendizagem e os resultados.
Aprendizagem colaborativa; permite a troca de experiência ,ponto de partida e de chegada da aprendizagem ,é por meio da troca de experiência que envolve ações de conhecer e a possibilidade de escolha tornando o conhecimento mais significativo.
Aprendizagem cooperativa;os atores envolvidos não estão trabalhando sozinhos ou isolados no processo de construção do conhecimento.O objetivo é que as pessoas envolvidas no processo possam solucionar problemas em conjunto.

Referência Bibliográfica
Aoki,kumiko,Pogroszewki,Donna. Virtual university Reference Model : A guide to deliveing Education and support Services to the Distance Leader
Belloni, Maria Luiza.Educação a distância Campinas,SP 1999
Moran,José Manuel.Os modelos educacionais na aprendizagem on-line
Rodrigues,Rosângela. Modelo de avaliação para curso através de ensino a distância.Florianópolis 1998.
Willis ,Barry. Strategies for teaching at a distance.199

Nenhum comentário:

Postar um comentário