quarta-feira, 9 de junho de 2010

Educação a Distância, rompendo paradigmas

Educação a Distância e seu histórico

Bem, através das leituras feitas pude compreender um pouco mais sobre o histórico da EAD no Brasil e no mundo.
A Educação a Distância tem uma longa trajetória, começando pela 1ª forma de aprendizagem sem estar face a face foi à escrita, quando divulgavam a palavra de Deus.
Com a criação do Penny Post, no século XVIII, deu-se início a entrega de correspondência independente da distância. Em 1728, a Gazeta de Boston oferecia material para ensino e tutoria por correspondência.Porém , somente em 1938,o Canadá faz a 1ª Conferência Internacional sobre educação por correspondência.Não podemos deixar de mencionar o papel fundamental para a EAD da Open University da Inglaterra,que é um modelo de sucesso destacado até hoje, a novidade foi o uso do material impresso integrado com o rádio e a televisão.
Já no Brasil, surge mais tarde, em 1923 este modelo de ensino é consagrado, com a criação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro liderado por Henrique Morize e Roquete Pinto. Em 1939, surge o Instituto Monitor, logo após em 1941, é criado o Instituto Universal Brasileiro.
A LDB é publicada em 1969, oficializando o Ensino a Distância no Brasil.
A EAD, utiliza da tecnologia com principal responsável pela mudança no paradigma educacional. A internet chega e a EAD lotam de gente interessada em conhecer esta modalidade utilizando as novas tecnologias e a sua aplicabilidade. As melhores e mais caras universidades investem em campos virtuais.
A tecnologia nos permite coisas impensáveis, como a formação de comunidades virtuais de aprendizagem colaborativa em todo o mundo, salas de aprendizagem que se integram em todas partes do planeta, de modo assíncrono.Já que os participantes não acessam a rede ao mesmo tempo as salas de discussões e debates podem se estender por vários dias.
Ao contrário do que mitos pensam na EAD professores e alunos estarão motivados entendendo a aula como uma pesquisa, um intercâmbio cultural,aprofundando o conhecimento ,na verdade uma busca ,uma aventura pelo conhecer.A EAD não é algo pronto e acabado,requer qualidade dos profissionais que atuam,dedicação para a preparação de materiais, escolha de textos, pois, a cada link que o aluno acessa uma nova possibilidade de “leitura” se abre.EAD requer do aluno uma aprendizagem autônoma e disciplinar e do tutor entender-se como um link, um recurso a ser acessado quando o aluno precisa tirar dúvidas.Cabe também ao tutor avaliar constantemente o curso ,o que necessita de disciplina, para o quê avaliar/ como e quando avaliar e o quê se avalia?

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